Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Guia Completo para Corretor de Imóveis

Saiba todas as vantagens e quais são os requisitos necessários para ser um corretor de imóveis de sucesso.

A vida do corretor de imóveis é desafiadora e pode ser repleta de conquistas. Contudo, o caminho para chegar ao sucesso requer muita dedicação e estudo por parte desse profissional. Se você está lendo esse artigo, já deve ter feito essa pergunta para si mesmo:

‘’Por que me tornar corretor de imóveis?’’; ‘’Quais são os benefícios?’’.

Nesse conteúdo, vamos explicar quais são as vantagens de se tornar um corretor de imóveis, os requisitos necessários, modelos de negócio e tudo que um corretor precisa saber. Confira.

Por que ser corretor de imóveis?

Uma das grandes vantagens é que ao tornar-se corretor (a) de imóveis, você automaticamente vira um empreendedor e irá construir sua carteira de clientes. Além disso, o corretor de imóveis também faz a gestão dos imóveis captados por ele, negociação com compradores e vendedores, com outros corretores e imobiliárias.

Outra vantagem para as pessoas que querem se tornar corretores de imóveis é a agenda flexível, principalmente para as mães e pais que se dividem com a rotina escolar dos filhos, e a possibilidade de ganhos ilimitados já que o corretor trabalha a quantidade de horas que ele mesmo determina de acordo com sua rotina. Visando que, para obter o sucesso almejado, é necessário dedicação full time ao trabalho, entendendo que se não houver uma rotina com horários como qualquer outro trabalho, não haverá renda, pois os resultados dependem inteiramente da proatividade do corretor, de acordo com o trabalho realizado e os clientes que ele ou ela escolher focar.

Quais são os ganhos de um corretor de imóveis?

Por ser uma profissão em que poucos se destacam, existem muitas dúvidas de quais são os ganhos de um corretor de imóveis. Com a retomada do crescimento do ramo imobiliário a figura do corretor se tornou um elemento muito importante nesse meio, é ele quem concretiza a maioria das negociações de imóveis atualmente.

A renda do corretor de imóveis são as comissões referentes aos negócios que ele irá fechar. A maioria das imobiliárias cobra 6% de comissão sobre o valor do imóvel, sendo que, geralmente, o corretor terá uma parte dessa comissão — o valor varia de imobiliária para imobiliária.

Contudo, na REMAX Target Imóveis existem planos a partir de 40% podendo chegar até 70% da comissão do imóvel que o corretor intermediar. Existem algumas vantagens muito bacanas para o corretor de imóveis que atuam junto a REMAX, dentre elas:

  • Modelo REMAX, que trabalha com a gestão exclusiva de imóveis, oferecendo o máximo serviço ao cliente e maiores ganhos para o corretor;
  • Ao captar o imóvel, o corretor pode fazer parcerias, com ganho em duas pontas (vendedor e comprador);
  • Comissões bem acima das praticadas no mercado nacional;

O que é preciso para ser corretor imobiliário?

São poucos pré-requisitos necessários para ser um corretor de imóveis, não é necessária uma formação de nível superior e nem experiência prévia. Um dos requisitos é ter mais de 18 anos, ensino médio completo e ingressar em um curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI). O TTI é o curso profissionalizante que especializa o corretor de imóveis. Sua duração pode variar entre 4 meses e 1 ano e meio dependendo da opção do matriculado, se escolher ser presencial, online ou semipresencial.

Os cursos abordam temas como: aspectos jurídicos sobre transações imobiliárias, até noções de arquitetura e matemática financeira. Para a inscrição, o profissional interessado deverá acessar ao site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e enviar uma série de documentos solicitados no ato na matrícula. É importante que o profissional envie os documentos digitalizados e no formato PDF, com no máximo 2MB frente e verso. Os documentos são:

  • Foto e assinatura, obrigatoriamente no formato JPG (digitalizadas);
  • RG;
  • Cartão do CPF e/ou CNH;
  • Declaração original, expedida pela instituição de ensino reconhecida pelos órgãos educacionais competentes, de que o requerente esteja matriculado em curso de TTI ou curso Superior em Ciências Imobiliárias;
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Certidão de Estado Civil;
  • Comprovante de residência, com o nome do requerente.

O que é permitido fazer durante o estágio para se tornar corretor de imóveis?

O ideal é que a pessoa que esteja fazendo o curso técnico já tenha em mente uma imobiliária para se associar para realização do estágio supervisionado e aprender os ofícios da profissão, que dentre elas, estão:

  • Acompanhar outros corretores em visitas;
  • Cadastramento de imóveis;
  • Realização de triagem de imóveis para potenciais clientes;
  • Revisão de propostas e minutas de contratos.

O que não é permitido fazer durante o estágio para se tornar corretor de imóveis?

  • Não é permitido anunciar a venda de imóveis;
  • Não é permitido apresentar e negociar imóveis;
  • Não é permitido intermediar interesses ou abrir escritório em seu nome para realização de negócios imobiliários.

Ao acompanhar o consultor de imóveis que já possui experiência no ramo, o estagiário irá aprender como funciona sua rotina e se habituará a todas as dinâmicas da carreira.

Como faço para conseguir o CRECI?

Após o término do curso técnico e 128 horas, no mínimo, de estágio supervisionado, o próximo passo é solicitar o registro junto ao Conselho. A documentação para iniciar o seu processo inclui o requerimento de inscrição principal e os seguintes documentos:

  • Original e cópia simples do diploma de Curso Superior de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários ou do diploma de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI);
  • RG;
  • CPF;
  • título de eleitor;
  • Comprovante de quitação com serviço militar (para homens de até 45 anos);
  • Certidão do estado civil.

Importância do corretor de imóveis se associar a uma Imobiliária

É muito importante que o corretor de imóveis esteja associado a uma imobiliária. Por ser um mercado convencional, existem diversas imobiliárias, mas que não possuem um modelo bacana para desenvolver um bom trabalho e consequentemente uma carreira de sucesso, pois, normalmente, o corretor não é assistido com nenhum tipo de suporte e treinamento, não aprende a ter posicionamento e acaba não se especializando em algum setor como o de locação ou venda.

Somos líderes mundiais porque
utilizamos as melhores práticas do
segmento imobiliário e temos os
corretores mais produtivos do
mercado para encontrar o seu imóvel.

+110
Países e
territórios
no mundo

+45 anos
Presentes
no mercado

+8K
Agências
no Mundo

+125K
Corretores
o Mundo

PREENCHA O CADASTRO,
ENTRAREMOS EM CONTATO.

Já na RE/MAX o corretor associado terá inúmeros benefícios e vantagens para construir uma carreira de sucesso, dentre elas:

1. Comissões acima do mercado;
2. Acompanhamento e treinamentos constantes;
3. Especialização – Universidade REMAX;
4. Posicionamento;

5. A REMAX possui mais de 50 anos no mercado mundial;
6. Possui mais de 8 mil lojas e 130 mil corretores;
7. Possibilidade de aprendizado com corretores de sucesso;
8. Cultura de formação;

Se você está em busca de uma imobiliária para se associar e começar uma carreira de sucesso como corretor de imóveis, entre em contato com a gente e tire todas suas dúvidas!

Sinta o que é fazer parte da RE/MAX