Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Riscos de Vender Imóvel sem Corretor

Homem segura prancheta e aponta para desenho com uma caneta
08set, 2021

Não vale a pena economizar numa situação que pode gerar tantos danos irreversíveis numa negociação

Tentar vender um imóvel sem corretor não é uma decisão acertada e pode gerar mais trabalho e prejuízo do que pagar pelo auxílio de um especialista em negócios imobiliários.

Além da dificuldade de encontrar o cliente ideal para um determinado bem, o profissional conhece a precificação condizente com a realidade do mercado e pode agilizar o processo em suas diversas etapas.

Contar com a ajuda especializada na venda de um imóvel resguarda o proprietário de ser vítima de golpes e acelera a possibilidade finalização dos trâmites.

Entenda os riscos de vender imóvel sem corretor

Engana-se quem imagina que um simples anúncio na internet pode facilitar o processo de venda e poupar o vendedor de pagar pelos serviços de um especialista na hora de negociar por conta própria.

Trata-se de uma economia que pode gerar muito prejuízo futuro, caso o negociante falhe em uma das etapas do processo em vender um imóvel sem corretor.

Desde precificação inadequada a golpes, muitos riscos envolvem do início da negociação à finalização dela, quando se pensa em vender um imóvel sem corretor. Alguns dos principais problemas que podem ser enfrentados incluem:

  • Receber pessoas estranhas para visitar o imóvel;
  • Golpes: a presença de uma imobiliária evita constrangimentos do que foi acordado entre as partes;
  • Dificuldade com a documentação e burocracia: vários detalhes de informações referentes aos envolvidos, como também do bem devem constar do documento de compra e venda a fim de garantir os dados fornecidos e fazer fluir o registro do processo;
  • Disponibilidade para cada etapa: diferentemente do corretor, o proprietário não possui tempo hábil para anunciar, receber possíveis interessados, checar a veracidade da documentação;
  • Vender o bem com um valor muito abaixo do mercado: isso ocorre por falta de experiência em como avaliar, divulgar ou negociar.

Apesar de não ser obrigatória a presença de um corretor de imóveis durante a negociação de um bem, muitas pessoas percebem o prejuízo de não contar com a assessoria especializada, depois de findar ou perder a oportunidade de lucrar ao vender um imóvel sem corretor, infelizmente quando o dano é irreversível.

Dificuldades na negociação

Às vezes, a pressa em levantar verba faz com que o vendedor se precipite em como oferecer seu bem, reduzindo demais seu valor ou perdendo a oportunidade de conseguir um melhor valor.

Quando se envolve um especialista do ramo para divulgar seu patrimônio, avaliá-lo detalhadamente de acordo com seus recursos e região, o corretor consegue atingir um número maior de possíveis compradores, economizando tempo no processo.

Outra dificuldade primordial em vender um imóvel sem corretor é não ter controle sobre a documentação necessária para que a negociação seja bem-sucedida.

A elaboração do contrato de compra e venda ajuda a agilizar as próximas etapas juntos aos órgãos competentes, ao levantar detalhadamente dados dos envolvidos, a descrição de débitos do local, valores, formas de pagamentos e multas.

Segurança

A parte documental da transação resguarda as partes de futuros aborrecimentos pessoais ou financeiros, desde que seja elaborada de forma clara e precisa, como um especialista está habituado a proceder.

Contar com o serviço especializado confere segurança aos negociantes, uma vez que o profissional conhece as legislações da região e sabe como construir os documentos de cada etapa.

Além dessa questão documental, vender um imóvel sem corretor pode acarretar perdas financeiras, no sentido de que ao receber em sua casa estranhos, o proprietário não está isento de levar golpes ou ser roubado.

Representado por uma imobiliária, a instituição tem chances de verificar as informações dos interessados e documentos, minimizando mostrar o imóvel para alguém que não tenha o propósito ou condições de comprá-lo, poupando tempo do proprietário.

Assim, apesar de possível, vender um imóvel sem corretor não vale a pena diante das possibilidades de riscos de toda a operação.