Fale conosco pelo WhatsApp
Corretor apertando a mão do casal que está negociando.
20maio, 2022

A finalização de compra depende da realização correta de algumas etapas

Comprar um imóvel é um investimento que pode trazer bons resultados, sejam financeiros ou de bem-estar. Por isso, é importante ter atenção aos detalhes na hora de escolher um imóvel e seguir com a mesma atenção as etapas da compra, para que ela seja realizada de forma correta.

O que avaliar antes da compra?

Antes de realizar as etapas da compra do imóvel, é importante avaliar algumas questões. Isso porque é importante estar seguro de que aquele imóvel a ser comprado atende a todos os requisitos que preencham as suas necessidades e finalidades.

Os seguintes passos devem ser considerados antes de passar pelas etapas da compra de um imóvel:

  • Definir os objetivos;
  • Definir as possibilidades financeiras;
  • Encontrar um imóvel com estrutura e localização adequadas;
  • Analisar o histórico fiscal e de documentos do imóvel.

Desde o processo de escolha, até o processo de compra, pode-se contar com a ajuda de profissionais, como os da RE/MAX Target Imóveis, para lidar da melhor maneira com cada uma das etapas.

Defina a forma de pagamento ideal

Ao se decidir pela compra do imóvel, é muito importante definir a forma de pagamento. Diversas possibilidades podem estar disponíveis, a depender do proprietário.

O financiamento é um caminho para pagamento que pode levar algum tempo, mas que possibilita um pagamento que não causa maior comprometimento financeiro a longo prazo. Mas, ainda assim, representa um compromisso por muito tempo, por isso, é importante se preparar.

Ainda assim, costuma ser um caminho para a compra mesmo para aqueles que estejam com disponibilidade para pagamento à vista, pois, dessa forma, não causa comprometimento imediato às finanças do comprador.

Dessa forma, os financiamentos devem ser pensados com cuidado, pois são planejados com juros. Também existem consórcios, que podem ser o caso, dependendo do imóvel e da disponibilidade do comprador.

Prepare os documentos e pague o ITBI

A próxima das etapas da compra de um imóvel é a reunião dos documentos. Comprar um imóvel não é tão simples, afinal de contas, a propriedade mudará e tudo isso precisa ser devidamente registrado.

Além do RG e CPF, que são os documentos básicos de qualquer cidadão, devem ser reunidos comprovante de residência, certidão de nascimento ou de casamento para comprovação de estado civil. Pode também ser necessária comprovação de FGTS, dependendo da forma de pagamento a ser acordada.

O proprietário também precisa ter alguns documentos. Além da documentação de registro do imóvel e de comprovação de pagamento de impostos como o IPTU e de taxas de condomínio, ele também precisa apresentar documentos pessoais e judiciais que comprovem a possibilidade de compra e venda.

Com as etapas da compra anteriores concluídas e sem faltar nenhum documento, é hora de realizar o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A alíquota do imposto é definida pela prefeitura do município. Em São Paulo, por exemplo, pode chegar a 3% sobre o valor do negócio.

Prepare o contrato e a escritura

A mais importante das etapas da compra de um imóvel é a elaboração e assinatura do contrato de compra e venda. É muito importante prestar bastante atenção em todas as cláusulas, lê-las com calma e tirar todas as dúvidas com profissionais.

O contrato deve apresentar, além de dados do comprador e do proprietário, laudo de vistoria, descrição completa do imóvel, descrição comprovada de impostos e regularidade, detalhamento de desocupação e informações sobre pendências do proprietário. Também deve haver cláusula sobre possível rescisão.

Assim que é assinado e registrado o contrato de compra e venda, é hora de ir ao cartório fazer a lavratura e registro da escritura do imóvel. O documento é lido em voz alta e as duas partes assinam. Assim, é oficializada a compra e venda do imóvel.

Aproveite seu imóvel

Com a conclusão de todas as etapas da compra, o imóvel é seu. É importante se informar na prefeitura de seu município sobre todas as etapas, pois tributação e documentação podem variar um pouco dependendo da localidade.

Não se esqueça de atualizar os dados do imóvel nas companhias que realizam o abastecimento de água, luz, gás e outros serviços pertinentes ao imóvel.

Ainda que sejam muitas etapas da compra, o processo de compra e venda precisa ser seguido com cuidado para evitar fraudes, mal-entendidos e dores de cabeça no futuro.

Na dúvida, conte com a RE/MAX Target Imóveis para auxiliar você.

PREENCHA O CADASTRO, ENTRAREMOS EM CONTATO.

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE