Fale conosco pelo WhatsApp
Construtor de frente para uma casa.
13maio, 2022

A vistoria é um processo importante que atesta os detalhes e condições do imóvel, de modo a atestar a possibilidade de ocupação

Comprar ou alugar um imóvel é uma ação que requer alguns cuidados para evitar problemas e dores de cabeça no futuro. Além dos cuidados em relação à tributação e documentação, é muito importante realizar a vistoria do imóvel.

Por mais que seja mais um passo burocrático no processo das etapas de compra ou aluguel de um imóvel, é a vistoria do imóvel que constatará as verdadeiras condições em que se encontra o imóvel. Por isso é altamente recomendável que ela seja realizada.

O que é a vistoria de um imóvel?

A vistoria do imóvel é uma ação na qual se verifica os detalhes e estado do imóvel a ser comprado ou alugado. A conclusão sobre esses dados é documentada de forma técnica e ajuda a identificar problemas estruturais e de estado geral.

Geralmente, a vistoria do imóvel é realizada por um profissional, que vai conseguir analisar de forma mais detalhada cada um dos pontos que devem ser levados em conta ao se analisar um imóvel.

O laudo da vistoria é um documento muito importante que deve ser anexado ao contrato de compra e venda ou ao contrato de locação, e é assinado por todas as partes interessadas. É ele que comprova que o imóvel está em plenas condições de ser ocupado pelos novos inquilinos ou proprietários.

Como funciona a vistoria?

O laudo da vistoria do imóvel deve constatar, de maneira técnica e detalhada, diversos critérios sobre a estrutura e estado do imóvel. São observados os seguintes pontos:

  • Dimensão do imóvel e dos cômodos em concordância com a planta;
  • Condições das paredes, como pintura, revestimento e rachaduras;
  • Condições e funcionamento de instalações elétricas e hidráulicas;
  • Portas, janelas e acessos ao imóvel;
  • Pisos, rejuntes, rodapés e nivelamento;
  • Mobília e louças, quando houver;
  • Presença de mofo, infiltrações e outras ocorrências semelhantes;
  • Condições de teto e telhado.

É importante que todos esses itens sejam devidamente vistoriados mesmo que o imóvel seja novo, pois, dessa maneira, é uma garantia ao novo comprador ou inquilino de que o imóvel está em devidas condições de ser alugado.

Por que a vistoria é importante?

É fundamental a realização da vistoria do imóvel para que assim não haja nenhuma dúvida sobre os detalhes e estado do imóvel. A relação entre os dois lados de um contrato, seja de compra e venda, seja de aluguel, deve ser transparente a respeito de todos os detalhes.

Não se trata de simples desconfiança. Garantir que se adquira ou alugue um imóvel em perfeitas condições de ocupação é importante, assim como comprová-las.

Por isso, a vistoria do imóvel também é vantajosa para o proprietário ou vendedor porque atesta a possibilidade de venda ou aluguel do imóvel. Também é durante esse processo que dúvidas podem ser sanadas, além da resolução de problemas de menor grau.

Dessa forma, a vistoria do imóvel pode ser um caminho para uma negociação mais justa, transparente e sólida. E, além disso, no caso de imóveis alugados, pode ser um meio de resolução de possíveis problemas futuros. O que é esclarecido no laudo de vistoria pode facilitar na resolução de situações que precisem de conserto, por exemplo.

A importância de ajuda profissional

Mesmo que não haja obrigação, é muito importante que a vistoria do imóvel seja realizada por um profissional do ramo imobiliário. É ele que vai atestar com precisão técnica as condições do imóvel e tirar as dúvidas de maneira mais efetiva, utilizando equipamentos adequados.

Existem empresas imobiliárias qualificadas que oferecem serviços em todas as etapas de negociação de imóvel. Assim como o profissional, devem ser confiáveis. Por isso é importante encontrar entidades imobiliárias reconhecidas, como a RE/MAX Target Imóveis, para intermediar todas as etapas de negociação, inclusive a vistoria.

Apesar das muitas etapas na negociação, compra e venda ou aluguel de um imóvel, a vistoria do imóvel não deve ser pulada, pois ela será a garantia para ambas as partes de que se está a ser adquirido ou alugado um imóvel de acordo com o anunciado.

Obtenha mais dicas sobre a realização de vistoria em casa acessando nosso site – https://remaxtargetimoveis.com.br.

PREENCHA O CADASTRO, ENTRAREMOS EM CONTATO.

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE