Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

O que é CRECI?

Imagem da carteira de trabalho de um corretor de imóveis
11ago, 2021

CRECI é a entidade que regulamenta a profissão de corretor de imóvel e tem como intuito certificar os profissionais da área e promover boas práticas ao setor de venda de imóveis 

Ninguém vira um profissional da noite para o dia, em qualquer profissão é preciso estudar muito e cumprir alguns requisitos para poder exercer e desempenhá-la com sucesso. Com o corretor de imóveis isso não é diferente.

Essa profissão que vem se destacando nos últimos anos demanda muito estudo e precisa de um item fundamental, o registro junto ao CRECI.

Aqui você ficará sabendo tudo sobre o que é CRECI, como obtê-lo e para que serve esse documento importantíssimo, conforme informações cedidas pela REMAX Target Imóveis. Confira!

O que é CRECI?

Primeiramente, para compreender o que é o CRECI, entenda o que a sigla significa. Creci significa Conselho Regional de Corretores de Imóveis, e foi fundado 1962, sendo que atualmente cada estado conta com sua própria sede. Já o Creci (documento) garante o exercício da profissão de corretor no País. Só com esta certificação que, aliás é obrigatória, é possível fazer o registro de imóveis e propriedades que estão em negociações de aluguel, compra e/ou venda. Ou seja, deu para perceber que este documento é indispensável?

Qual a utilidade do CRECI?

O Conselho Regional de Corretores de imóveis é a entidade regulamenta a profissão e a reconhece por lei e, além disso, estabelece padrões e condições para se trabalhar como corretor no Brasil. Já aqueles que não se registram e exercem a profissão mesmo sem o Creci ficam sujeitos a sofrer penalidades incluindo o crime de contraversão. Por isso, quem pretende empreender no ramo imobiliário precisa saber o que é CRECI, como tirar a certificação e todas as particularidades que envolve trabalhar de forma legalizada. Veja a seguir como conseguir o documento.

Como emitir o Creci?

Como a profissão de corretor de imóveis é regulamentada por lei, como já mencionado, é necessário possuir um diploma, além da certificação, no mínimo, ensino médio para aquisição do registro.  Só após tê-lo em mãos e de realizar o estágio obrigatório em uma imobiliária que é possível solicitar uma inscrição no Creci.

Geralmente os documentos exigidos para inscrição são:

Para pessoa física:

  • Diploma do título de Técnico em Transações Imobiliárias fornecido por estabelecimento de ensino reconhecido pelos órgãos educacionais competentes, sendo original e cópia.
  • Carteira de identidade;
  • CPF (Original e cópia);
  • Título de eleitor;
  • Certificado de reservista (original e cópia) para homens;
  • Comprovante de residência
  • Foto 3×4.

Todos esses documentos devem ser entregues a entidade para que possa ser emitida a licença para atuar como corretor de imóveis.

Duração do curso para emissão do Creci

Uma pergunta recorrente sobre o que é CRECI e como conseguir o documento está no curso a ser realizado por esse profissional. Antes da emissão do documento é preciso realizar uma especialização na área. Atualmente existem diversas modalidades de formação que vão desde cursos técnicos como, por exemplo, o curso técnico de transações imobiliárias, que possui duração aproximada de um ano, ou o curso superior tecnológico em Gestão Imobiliária, com 2 anos de duração. E sem esquecer do curso superior de bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários, com duração média de quatro anos.

Mas independentemente do curso escolhido por esse futuro corretor de imóveis, todos os aqui elencados conseguem preparar homens e mulheres para exercer a profissão com capacidade e sucesso. Conseguindo atender todos os clientes e suas necessidades. Todos possuem em sua grade curricular disciplinas que fornecem conhecimento técnico e tudo necessário para ser um bom profissional, para atuar com ética e respeito.

Anuidade

A maioria dos registros profissionais demandam do pagamento de uma taxa de inscrição e de uma taxa anual para mantê-la. Esse custo possui variação conforme o CRECI de cada estado, além disso, a anuidade varia de acordo com os anos. É importante manter a regularização da documentação para não perder o direito de exercer a profissão.

Falta de pagamento

Não poderíamos deixar de frisar que para manter sua credencial em dia é necessário não esquecer de pagar a anuidade pontualmente, pois com débitos abertos no conselho você poderá ser punido judicialmente e pode até perder o registro de corretor de imóveis.

Este tipo de inadimplência pode levar a inscrição deste débito em Dívida Ativa podendo ser executado na justiça, o que pode resultar na penhora de seus bens e no bloqueio que impedirá suas movimentações patrimoniais e bancárias.

Percebeu a importância deste registro? Então se você ainda está com dúvidas sobre o que é CRECI, estudando e deseja muito atuar nesta profissão promissora tenha em mente e se prepare para poder solicitar a emissão deste documento que permitirá que você trabalhe na área que você sempre sonhou.

Ainda em dúvidas sobre o que é CRECI e o porquê da documentação? Entre em contato com a REMAX Target Imóveis, conheça a Universidade REMAX e veja como empreender no ramo imobiliário de forma legal.