Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Curso Técnico em Transações Imobiliárias (Curso TTI)

Moedas empilhadas ao fundo e o ícone de uma casa à frente
01set, 2021

O curso de transações imobiliárias permite que o corretor desenvolva competências e habilidades essenciais para o mercado

O curso técnico em transações imobiliárias é uma formação de nível médio requerida pelo imobiliário para habilitar o profissional a negociar uma compra ou venda de imóveis em nome de seu cliente.

Lidar com bens — locar, adquirir ou vender — exige conhecimentos específicos jurídicos, financeiros, de mercado, entre outros para que os envolvidos tenham seus interesses resguardados.

Não importa se a negociação se refere a uma empresa ou pessoa física, se é residencial ou comercial: todas as transações imobiliárias demandam atenção para detalhes do contrato, impostos de modo a satisfazer ambas as partes.

A falta de manejo e conhecimento para viabilizar um negócio pode gerar prejuízos incalculáveis tanto no âmbito monetário quanto no pessoal.

Portanto, o ideal é recorrer à assistência de um corretor imobiliário para evitar transtornos no ramo imobiliário. Afinal, esse profissional possui formação e certificação para avaliar um imóvel, propor alternativas de pagamento e concretizar a operação.

Importância do curso técnico em transações imobiliárias (TTI)

Atuar no setor imobiliário de forma regulamentada requer um registro no CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, órgão responsável por disciplinar e fiscalizar a ação dos profissionais da área.

Para obter essa liberação, o interessado deve antes se formar no curso técnico em transações imobiliárias (TTI). Em menos de um ano, o estudante estará apto a trabalhar em empresas de construção civil, urbanizadoras, prestadores de serviços imobiliários, loteadoras e profissionais liberais.

Diante da demanda dos serviços de corretor imobiliário, o curso TTI prepara o profissional para controlar e avaliar as ações de compra, venda e locação de bens, além de auxiliar nos processos de permutas e administração de imóveis, sempre de acordo com a legislação.

Antes de se inscrever em um curso técnico em transações imobiliárias, o estudante deve verificar se a escola possui aprovação do CRECI e está credenciada pelo Conselho Estadual de Educação.

A estruturação da capacitação costuma abranger desde áreas como o marketing imobiliário, gestão de locação de imóveis e condomínios, loteamentos, áreas rurais, incorporações até captação e venda de imóveis. Com essa capacitação, o corretor atua dentro da legislação, evitando problemas com o órgão da classe.

Indicações

Qualquer interessado em trabalhar no mercado imobiliário deve buscar por uma formação que desenvolva técnicas, conhecimentos e habilidades para sua atuação profissional e criação de um bom relacionamento com os clientes.

Ao concluir o curso técnico em transações imobiliárias, o estudante recebe a certificação e o diploma de técnico em transações imobiliárias com validade nacional e direito ao registro no CRECI.

Prestar assessoria em uma negociação exige do profissional um manejo de seus conhecimentos específicos e suas habilidades, uma vez que influencia diretamente na vida pessoal e financeira de seu cliente.

Entender a movimentação de mercado, bem como estudar as potencialidades mercadológicas e comercial do bem a ser comercializado, é pré-requisito básico do corretor e que pode ser desenvolvido a partir do curso técnico em transações imobiliárias.

Funções de um corretor de imóveis

O corretor de imóveis tem um papel fundamental na orientação e regularização de uma transação, especialmente no que diz respeito à documentação necessária para a realização da transferência, inscrição, cadastramento em órgãos competentes.

Esse profissional também instrui seu cliente com relação a investimentos no setor imobiliário, realiza pesquisa de mercado, estratégias de demonstração e comercialização.

Durante o curso técnico em transações imobiliárias, são abordadas a legislação pertinente de assessoria a síndicos na administração de condomínios, as regras de uso e ocupação de lotes urbanos e rurais.

Todos esses requisitos respaldam o desempenho do corretor, possibilitando ganhos em diversas esferas da área, além de colaborar com a consolidação da sua carreira.  

Portanto, criar uma carreira com bases sólidas é pressuposto para o sucesso profissional e inicia-se com curso técnico em transações imobiliárias, em que o interessado receberá todas as informações cruciais para desempenhar sua profissão com facilidade e responsabilidade.