Fale conosco pelo WhatsApp
Mão segurando uma chave com um chaveiro de uma casa na palma de sua mão.
28jun, 2022

É possível vender imóvel com financiamento ainda em aberto, mas é preciso atenção a alguns detalhes

O financiamento se tornou a forma de pagamento mais comum na compra de um imóvel no Brasil. Mas o que acontece quando alguém que ainda está pagando as parcelas do financiamento quer vender o imóvel? É possível?

O desejo de vender imóvel financiado ainda com parcelas a pagar pode se concretizar por diversos motivos. Pode ser que a pessoa não consegue mais arcar com o financiamento ou simplesmente deseja comprar outro imóvel, por exemplo.

Independentemente do motivo, a preocupação de muitos possíveis vendedores é sobre a dívida do financiamento e como geri-la nessas questões. Mas, felizmente, é possível vender imóvel financiado com segurança em alguns passos que veremos a seguir.

Como funciona a venda de um imóvel financiado?

Vender imóvel financiado é um processo diferente da venda convencional de imóveis e por isso gera dúvidas documentais e financeiras. Isso porque, por causa do financiamento, o proprietário do imóvel não é o vendedor, e sim o credor do mesmo, que geralmente são os bancos.

Isso quer dizer que, na prática, a venda só poderá ser concretizada a partir da quitação do financiamento. Com a quitação, a venda do imóvel poderá ser concretizada sem a realização de um novo financiamento ou com a contratação de um novo financiamento pelo comprador, e cada uma dessas possibilidades requer atenção a algumas questões.

Venda do imóvel sem novo financiamento

Ao vender imóvel financiado sem o contrato de novo financiamento, o comprador do imóvel pode realizar o pagamento à vista ou mesmo parcelado, mas sem a contratação de um novo financiamento. Dessa forma, o vendedor deve quitar o financiamento com a instituição credora.

Por isso, ao receber o pagamento do comprador, o vendedor deverá solicitar ao banco um boleto a ser pago com o valor ainda não quitado do imóvel financiado e realizar seu pagamento, de modo a possibilitar ao banco a emissão de uma declaração que comprove que o imóvel está livre de quaisquer débitos.

Essa declaração, devidamente registrada, fará com que não mais a instituição credora seja proprietária legal do imóvel. Dessa forma, a venda pode ser concretizada normalmente, com a transferência do imóvel para o novo comprador.

Novo financiamento

O processo de contratação de novo financiamento por parte do comprador do imóvel ocorre quando, ao vender imóvel financiado, ele deseja realizar novo financiamento junto à instituição credora para continuar realizando o pagamento.

Dessa maneira, o banco quitará o salvo devedor do vendedor e realizará um novo contrato de financiamento com o comprador do imóvel. No cartório, é registrado que o financiamento foi quitado e que o imóvel foi vendido para o comprador através de financiamento com o banco como instituição credora.

O processo de venda com novo financiamento em um banco diferente do banco credor do financiamento anterior do imóvel ocorre de maneira semelhante, com comunicação entre as instituições. Em ambos os casos, o vendedor só recebe o valor de venda que terá direito a receber quando o novo financiamento estiver devidamente contratado e registrado.

Cuidados a serem tomados ao vender imóvel financiado

Vender imóvel financiado é um procedimento que deve ser realizado com muita atenção, pois envolve movimentações financeiras um pouco mais complexas que as habituais. Não à toa, muitas vezes podem ocorrer propostas como contratos particulares sem valor legal de transferência de financiamento, o que pode trazer, na verdade, muitos prejuízos ao vendedor.

Por isso, ao pensar em vender imóvel financiado é importante estar atento a algumas questões, como:

  • Encontre compradores idôneos;
  • Evite cair em contratos particulares, de transferências de financiamento sem amparo legal;
  • Prepare corretamente toda a documentação pessoal e financeira;
  • Procure ajuda de profissionais como corretores e advogados para garantir que a transação ocorra de maneira correta.

Além desses cuidados, é importante se atentar a todas as questões pertinentes à venda de imóveis, independentemente de serem financiados ou não, como vistoria, anúncio e questões burocráticas adequadas.

Por isso, é muito importante que haja ajuda profissional e qualificada. Quer saber mais? Obtenha mais dicas sobre como vender imóvel financiado acessando nosso site Re/Max – https://remaxtargetimoveis.com.br/

PREENCHA O CADASTRO, ENTRAREMOS EM CONTATO.

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE