Fale conosco pelo WhatsApp
Corretora apresentando imóvel para casal
07dez, 2021

Entenda quais são os passos necessários para conquistar seu certificado profissional para poder trabalhar como corretor de imóveis

O mercado imobiliário é um ambiente disputado e as empresas do ramo necessitam que seus profissionais sejam capacitados e treinados para que as transações comerciais obtenham o resultado desejado. Portanto, se você deseja saber como tirar CRECI, está no artigo certo.

Antes de explicar mais detalhes sobre como tirar CRECI, é preciso esclarecer alguns pontos dessa capacitação profissional. Para exercer a atividade de corretor de imóveis é preciso realizar alguns procedimentos e conquistar a certificação que garante a aptidão para o cargo.

Neste artigo, você confere o passo a passo de como tirar CRECI e quais as etapas necessárias para adquirir essa certificação profissional.

Faça um curso preparatório

A profissão de corretor imobiliário exige certas habilidades e conhecimentos que precisam ser credenciados e capacitados através de um curso profissionalizante. Ou seja, se você quer saber como tirar CRECI, antes é preciso estudar.

No curso de especialização o aluno terá acesso a disciplinas diversas, como leis imobiliárias, técnicas para vendas e o que se pode ou não fazer no exercício da profissão. Para se matricular em um curso, como o TTI – Técnico em Transações Imobiliárias, é preciso ter ensino médio completo e ao menos 18 anos. Algumas das disciplinas são:

  • Comunicação e Língua Portuguesa;
  • Economia e Mercado;
  • Direito e Legislação Imobiliária;
  • Desenho Arquitetônico;
  • Matemática Financeira;
  • Ética;
  • Operações Imobiliárias;
  • Técnica Comercial e Marketing.

O curso, evidentemente, apresenta provas finais, e somente com aprovação nesses exames é possível finalizar a primeira etapa para conquistar o certificado, partindo então para o segundo passo: o estágio.

Segundo passo: hora do estágio

O segundo passo para quem deseja saber como tirar CRECI é a realização de um estágio supervisionado em uma imobiliária. Como qualquer outra profissão que exija ensino especializado, não é necessário que se tenha finalizado o curso para poder iniciar um estágio.

Assim sendo, o estagiário passa a trabalhar como assistente de um profissional experiente, aprendendo na prática as atividades da profissão. Aqui é uma das etapas mais importantes da preparação para se tornar um bom corretor de imóveis, podendo conhecer o dia a dia do profissional mais de perto.

Ao término do estágio, é concluída a segunda etapa da jornada para a obtenção do CRECI, chegando à terceira fase. Mais burocrática, ela é a que garante o registro legal da profissão.

Entrega da documentação em um posto do CRECI

O terceiro e último passo para quem quer saber como tirar CRECI é este: o momento que envolve burocracia. Uma vez que o aspirante a corretor de imóveis tenha concluído seu curso e tenha feito seu estágio em uma empresa do ramo, é chegada a grande hora.

Para tanto, é preciso que o profissional entregue as documentações exigidas em um posto do CRECI. Dentre elas, costuma-se solicitar um documento oficial com foto (como RG ou CNH), o CPF, a certidão de nascimento, o histórico escolar do segundo grau completo, bem como o certificado do curso especializado e o estágio assinado por um corretor credenciado.

Com toda a papelada em mãos, o documento oficial poderá ser solicitado e emitido o quanto antes, permitindo que o futuro corretor exerça plenamente sua profissão.

Por que se tornar um corretor de imóveis?

Agora que você já sabe como tirar CRECI, é hora de entender um pouco melhor sobre as vantagens de se atuar no mercado imobiliário. Você pode até achar que a obtenção da certificação é um pouco cansativa e trabalhosa, mas é preciso colocar na balança algumas considerações. O corretor possui:

  • Independência sobre sua tomada de decisões no ambiente de trabalho;
  • Domínio e flexibilidade quanto à própria carga horária;
  • Potencial para ganhos e lucros realmente altos;
  • Estabilidade profissional e financeira.

Conheça mais sobre a rotina imobiliária e sobre como nossos corretores trabalham na RE/MAX Target Imóveis, empresa referência no mercado. Navegue pelo nosso site e nos envie uma mensagem!

PREENCHA O CADASTRO, ENTRAREMOS EM CONTATO.