Fale conosco pelo WhatsApp
Moedas no meio de duas peças de casa.
11jul, 2022

No Brasil a localização pesa bastante para o valor de uma casa ou apartamento. Estado de conservação também deve ser levado em conta

Calcular o melhor preço para o seu imóvel é uma ação que, para ser feita com sucesso, deve se basear em uma série de elementos. O mercado imobiliário é bastante específico, e é absolutamente necessária a ajuda de um corretor de imóveis para se chegar a tal resposta.

A RE/MAX, maior empresa voltada à compra e venda de casas, apartamentos, coberturas e salas comerciais do mundo, é de origem americana, mas tem forte atuação no Brasil. Um corretor da companhia estará com certeza disponível para ajudar-lhe a precificar seu imóvel.

Ainda assim, vale listar os elementos que o ajudarão a decidir o melhor preço para o seu imóvel. Conhecê-los pode ser de grande valia. Vamos falar a respeito?

Como descobrir quanto vale o seu imóvel?

Tal como dito, é de extrema importância ser capaz de estudar os fatores que impactam diretamente na precificação de seu imóvel da forma mais exata e correta possível, antes de colocá-lo à venda.

Quais fatores são estes? Muitos. Abaixo, vamos listar todos e, na sequência, falarmos um pouco mais longamente sobre os principais:

  • Localização;
  • Metragem e quantidade de cômodos;
  • Estado de conservação do imóvel, e também sua idade;
  • Eventual vaga (ou vagas) de garagem que o imóvel possua;
  • Padrão econômico do imóvel;
  • Eventuais opções de lazer no imóvel (quando se tratar de apartamento ou casa localizada em condomínio fechado);
  • Preço de imóveis similares disponíveis para venda ou vendidos;
  • Atratividade do mercado.

Pesquise valores de imóveis similares

Prática extremamente importante para calcular o melhor preço para o seu imóvel. Afinal, uma casa ou um apartamento semelhante ao que você possui, muito provavelmente, terá um valor que servirá de base para que seja tomada a decisão de quanto cobrar por sua unidade imobiliária.

Mas atenção, aqui, para o conceito de similaridade. Um imóvel semelhante ao seu não é apenas um que tenha o mesmo tamanho, ou a mesma quantidade de quartos ou banheiros. Isso conta, é claro – mas há outros elementos tão importantes quanto.

A localização, por exemplo. Unidades habitacionais até mesmo rigorosamente idênticas, como as de conjuntos habitacionais públicos, não raro têm valores muito diferentes quando uma está localizada no centro da cidade e outra, em sua periferia.

Portanto, busque de fato um imóvel que tenha o perfil mais próximo possível do seu antes de fazer tal pesquisa.

Avalie a procura pela região onde o seu imóvel está localizado

Tal como observamos antes, a localização pesa muito na definição do melhor preço para o seu imóvel. Isto em qualquer local do mundo. No Brasil, porém, tal fator é ainda mais importante.

As cidades brasileiras, geralmente, têm um sistema de transporte público bem aquém do necessário. As linhas de metrô em nossas metrópoles, por exemplo, são em quantidade bem menor do que em outros países.

Vejamos o caso do metrô de São Paulo, o maior do país. Ele tem 104,4 quilômetros de extensão. Já o da Cidade do México conta com impressionantes 226 quilômetros, ao passo que o metrô de Nova York tem nada menos que 369 quilômetros de linhas!

A dificuldade de deslocamento em nossas cidades faz com que a localização tenha um peso extra quando se trata de calcular o melhor preço para o seu imóvel.

Avalie a dimensão

Na maioria dos casos, casas e apartamentos maiores valem mais do que aqueles menores, é claro. Mas há exceções a esta regra: uma disposição de cômodos malfeita pode fazer com que uma residência grande pareça pequena.

Um bom arquiteto é de grande ajuda, quando da construção do imóvel, para que tal não se dê.

Avalie se o imóvel possui outros fatores

Em um condomínio residencial, pesará bastante para a definição do melhor preço para seu imóvel se há equipamentos de lazer para as crianças no local. Uma sala de ginástica, e/ou a presença de piscina no complexo, também devem entrar em tal cálculo.

Consulte um corretor da RE/MAX

A RE/MAX tem mais de 125 mil corretores de imóveis atuando para ela.

São os melhores profissionais do mercado, capacitados a seguir uma metodologia para ajudar quem pretende vender seu imóvel, fazer a precificação correta para anunciá-lo, além de cuidar de todo plano de marketing para divulgação, acompanhamento e gestão de interessados e feedback ao proprietário.

Obtenha mais informações sobre venda e compra de imóvel com inquilino acessando nosso site RE/MAXhttps://remaxtargetimoveis.com.br/

PREENCHA O CADASTRO, ENTRAREMOS EM CONTATO.

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE