Fale conosco pelo WhatsApp
Mulher sorrindo ao lado de um prédio olhando para seu celular.
27abr, 2022

Se certificar se seu corretor de imóveis está devidamente habilitado é muito importante antes de realizar uma transação imobiliária

Existem alguns detalhes, que são de extrema importância, que devem ser observados por clientes do setor imobiliário. E um deles é consultar o CRECI do corretor de imóveis com quem se está negociando antes de fechar qualquer tipo de negócio.

Resumidamente, consultar o CRECI do profissional com quem se está negociando é se certificar de que ele é um especialista devidamente regulamentado junto ao órgão regulador da profissão no Brasil. Essa ação é fundamental para garantir sua segurança e a da sua transação – seja de compra, venda ou locação, por exemplo.

No artigo abaixo, selecionamos dicas para você conseguir consultar o CRECI com segurança e exatidão, bem como destacamos a importância da regulamentação da profissão de corretor de imóveis no Brasil. Boa leitura!

Afinal, o que é o CRECI?

Antes de saber como consultar o CRECI, é preciso compreender do que se trata essa expressão. Muitas profissões são regulamentadas pelo Estado ou por outros órgãos, como:

  • Médicos;
  • Dentistas;
  • Advogados;
  • Arquitetos;
  • Engenheiros;
  • Professores;
  • Jornalistas.

E com os corretores de imóveis não é diferente. O CRECI, sigla que significa Conselho Regional de Corretores de Imóveis, determina a habilitação para que uma pessoa possa trabalhar como corretagem imobiliária em todo o território nacional.

Para que uma pessoa possa se credenciar no CRECI, é preciso seguir algumas etapas básicas iniciais. A primeira é concluir um curso de especialização na área em uma instituição de ensino devidamente reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Na sequência, o estudante deve realizar um estágio na área, supervisionado por um profissional habilitado.

Com a certificação da conclusão do curso e do estágio, o aspirante a corretor de imóveis deve levar toda a documentação necessária no CRECI de sua região, para assim obter o título de corretor de imóveis, tornando-se então habilitado a atuar na área.

Consultar o CRECI do seu corretor é uma maneira de se certificar de que ele está sendo fiscalizado pelo controle oficial do ofício da corretagem de imóveis, com devido respaldo jurídico.

Por que consultar o CRECI de um corretor de imóveis?

É natural que você, ao realizar uma consulta médica, busque querer saber mais sobre a habilitação do médico com quem está se consultando, através de seu CRM, correto?

Ou caso necessite de auxílio jurídico, também queira se certificar da inscrição do seu advogado junto à OAB. São direitos básicos do consumidor de proteger a própria integridade quando se entra em contato com um prestador de serviços.

E ao consultar o CRECI do seu corretor de imóveis, você poderá se certificar de que ele é um profissional sério e que você não sofrerá com contratempos que envolvam o seu dinheiro e os seus objetivos de compra, venda ou locação de imóveis.

Afinal, como consultar CRECI?

Consultar o CRECI de qualquer profissional é um procedimento relativamente rápido e simples. Em primeiro lugar, você pode solicitar a Cédula de Identidade do CRECI do seu corretor. Caso a imobiliária não te forneça este número de registro, talvez seja um sinal de que não se trata de uma empresa credenciada.

Além disso, você poderá consultar o site do CRECI do seu estado para realizar uma rápida pesquisa sobre os nomes dos profissionais e das empresas ali cadastrados. Há também a possibilidade de entrar em contato com o CRECI de outra maneira, como através de contato telefônico ou via e-mail.

Se ao consultar o CRECI vier a confirmação de que você não está lidando com um profissional habilitado, o recomendado é não fechar o negócio e buscar outra empresa do setor, devidamente credenciada, como forma de preservar a sua própria segurança durante a transação imobiliária.

Obtenha mais dicas sobre como ser um corretor de imóveis acessando nosso site Re/Max.

PREENCHA O CADASTRO, ENTRAREMOS EM CONTATO.

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE