Fale conosco pelo WhatsApp
Cahveiro de casa com chave de imóvel
21dez, 2021

Algumas variantes podem impactar diretamente na precificação dos imóveis

Uma das atribuições do corretor de imóveis é estimar o preço de um imóvel para ser vendido. E isso deve ser feito de uma maneira justa e condizente com a realidade da propriedade, uma vez que valores exorbitantes e desproporcionais podem assustar compradores. Mas você sabe como calcular valor de imóvel para venda?

Se por um lado saber como calcular valor de imóvel para venda é uma estratégia benéfica para o consumidor, por outro também ajuda o próprio profissional a interpretar se pedidos de desconto solicitados pelos compradores são pertinentes.

Neste artigo, entenda detalhadamente um dos métodos de como calcular valor de imóvel para venda e como a realização de uma precificação justa e adequada pode impactar o setor imobiliário.

O cálculo para a precificação ideal

Em primeiro lugar, é preciso entender que algumas características impactam o cálculo. Portanto, antes de saber como calcular valor de imóvel para venda, deve-se levar em conta algumas particularidades, como:

  • Localização;
  • Idade;
  • Tipologia;
  • Finalidade do imóvel (se é comercial ou residencial).

A média de valor por m² da região também impacta nesse tipo de operação matemática. O valor venal segue o seguinte cálculo:

V = A x VR x I x P x TR

O V corresponde ao valor venal do imóvel, enquanto o A é a área do terreno ou edificação. Já o VR simboliza o valor unitário padrão residencial, tendo como base a Planta Genérica de Valores do Município (PGV).

Completando o entendimento do cálculo, o I corresponde à idade do imóvel, sendo contada sempre a partir da concessão do “habite-se” ou da reconstrução do imóvel. Já o P representa a posição do imóvel no endereço. Por fim, com relação ao TR, este é a tipologia residencial, abrangendo também características construtivas, como modificações, reformas, etc.

Antes de entender mais detalhadamente como calcular valor de imóvel para venda é preciso ter a compreensão de que esse processo varia de acordo com cada município. As mudanças do mercado imobiliário também podem impactar o resultado desse cálculo, tais como a liberação (ou não) de crédito para financiamento, ou repentinas valorizações de regiões por diferentes razões.

O mercado impacta na precificação

Apesar de parecer um pouco complexa, a fórmula anteriormente descrita é direta e ajuda muito àqueles que desejam saber como calcular valor de imóvel para venda. Contudo, é preciso salientar que o poder público não tem influência na precificação, mas sim as variáveis mercadológicas.

A lei de oferta e demanda acaba sendo um desses fatores. O preço aumenta de acordo com a maior busca por um determinado produto, como, por exemplo, um imóvel frequentemente requisitado em um mesmo bairro. O inverso também ocorre: o preço diminui quando a oferta de opções semelhantes é grande.

Em situações de crise econômica, quando há uma necessidade maior de liquidez e escassa quantia para gastar (ou menor acesso a crédito aos compradores), os preços tendem a ser menores. Tais tendências se invertem quando o mercado fica mais aquecido e o poder de compra do consumidor aumenta.

Esses fatores subjetivos fazem com que seja um pouco difícil estabelecer uma fórmula única para que os corretores saibam como calcular valor de imóvel para venda. É nesse contexto que as ações do poder público trazem efeito indireto sobre as transações imobiliárias.

Economias aquecidas ou construção civil com baixo investimento estatal fazem toda a diferença tanto para profissionais imobiliários quanto para eventuais consumidores do setor. Já outros fatores são mais subjetivos e também ajudam na precificação, tais como:

  • Tamanho e planta do imóvel;
  • Segurança da região;
  • Quantidade e qualidade de comércios e serviços;
  • Estado de conservação do imóvel.

Para entender sobre as melhores opções de venda de imóveis para que sua experiência seja a melhor possível, entre em contato agora mesmo com a RE/MAX Target Imóveis, empresa referência no setor.

PREENCHA O CADASTRO, ENTRAREMOS EM CONTATO.

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE