Fale conosco pelo WhatsApp
Fotografia de um prédio.
27maio, 2022

Gostos, preferências, estilo de vida e prioridade devem ser essenciais para escolher entre os tipos de imóvel

Quando vamos decidir por obter um imóvel para morarmos, muito se questiona sobre quais são as melhores opções. E escolher entre casa ou apartamento é uma das questões que insistem em aparecer para aqueles que querem um novo lugar para morar.

A verdade é que tanto uma casa ou apartamento são estilos de imóveis residenciais que podem ter vantagens e desvantagens. Por isso, a escolha deve ser sempre subjetiva e é sempre bom elencarmos tanto as vantagens quanto as desvantagens dos imóveis.

Vantagens de uma casa

Entre casa ou apartamento, a casa é o mais comum tipo de imóvel residencial. Geralmente suas unidades são individualizadas, mesmo em condomínios fechados, e, de modo geral, podem não depender de uma integração com outros imóveis.

As principais vantagens de uma casa são:

  • Tranquilidade: menos barulho é a principal vantagem listada pelas pessoas que preferem encontrar uma casa. Ainda que existam vizinhos, eles estão a uma distância maior que uma parede, e não costuma haver vizinhança vertical.
  • Mais privacidade: devido à distância entre os vizinhos e da liberdade de uso do próprio imóvel, a casa permite sensação maior de privacidade a seus moradores.
  • Sem condomínio: não ter que pagar taxa de condomínio é uma grande vantagem, a não ser que a casa faça parte de um condomínio de casas. Outra vantagem de uma casa sem condomínio é não ter que seguir regras ou ter problemas com outros condôminos, e ter a liberdade de fazer intervenções no imóvel.
  • Ar livre e barulho: há possibilidade de ter um espaço ao ar livre e fazer o que quiser com ele. Além de o limite de horário para fazer barulho ser mais flexível.

Desvantagens de uma casa

Apesar das vantagens, morar em uma casa tem desvantagens que, dependendo da prioridade do morador, podem desagradar bastante e influenciar na escolha entre casa ou apartamento. As principais desvantagens de uma casa são:

  • Segurança: a segurança do imóvel deve ser feita por conta do morador, o que gera custos e uma consequente sensação de insegurança.
  • Manutenção: enquanto um condomínio arca com manutenção em algumas áreas, em uma casa todo o trabalho deve ser feito pelo morador, o que gera desgaste físico ou financeiro.

Vantagens de um apartamento

Ao escolher entre casa ou apartamento, os que preferem a segunda opção têm também vantagens para citar. São elas:

  • Segurança: os condomínios costumam oferecer portaria monitorada e equipamentos de segurança, controlando todos que entram e saem e monitorando as áreas comuns.
  • Comodidade: ainda que varie de acordo com o condomínio, eles podem oferecer áreas comuns que vão desde um espaço para passar o tempo até mesmo piscinas, áreas de lazer ou academias.
  • Manutenção: da mesma forma que a segurança, o condomínio oferece manutenção em muitas áreas, facilitando a vida do morador que, ainda que pague a taxa de condomínio, não precisa arcar com esses valores.
  • Localização: condomínios verticais costumam ser construídos em áreas urbanas bem localizadas com fácil acesso a comércio, serviços e transporte público.

Desvantagens de um apartamento

Ainda que possua vantagens que influenciam ao escolher casa ou apartamento, alguns problemas podem ocorrer ao morar em um apartamento, como:

  • Sensação de falta de privacidade: em apartamentos, os vizinhos estão do outro lado da parede, do chão ou do teto, e as áreas comuns são compartilhadas. Isso pode gerar uma sensação de falta de privacidade.
  • Regras: todo condomínio possui regras. Limite de som, de utilização de áreas comuns, elevadores e outras regras pertinentes que, se não cumpridas, podem gerar multa. Além disso, há o compromisso com a taxa de condomínio, que pode chegar a um valor alto.
  • Menos autonomia: qualquer alteração no apartamento deve ser feita com o consentimento do condomínio, seja por causa da estrutura do prédio, seja por regras internas.

Casa ou apartamento: como escolher?

Ao se decidir por casa ou apartamento, é importante colocar numa balança suas prioridades, gostos, estilo de vida e necessidades para escolher qual tipo de imóvel tem mais vantagens que desvantagens.

Ainda que as dúvidas persistam, o que pode acontecer com qualquer possível comprador, profissionais como os da RE/MAX Target Imóveis podem ajudar na melhor escolha entre casa ou apartamento.

PREENCHA O CADASTRO, ENTRAREMOS EM CONTATO.

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE